Receita Federal amplia isenção de Imposto de Renda na venda de imóvel
05/04/2022 - HABITAÇÃO

Quem vende um imóvel passou a ter mais uma alternativa para ficar livre do Imposto de Renda (IR) sobre o que lucrou com o negócio.
Sem alarde, a Receita Federal publicou norma que autoriza a isenção do tributo para quem utilizar os recursos dessa venda para quitar, total ou parcialmente, financiamentos imobiliários contratados anteriormente.
Para ter direito ao benefício, a quitação deve ser feita em até seis meses após a venda do primeiro imóvel.
Em regra, quem vende um imóvel paga alíquota de 15% a 22% sobre o ganho de capital, ou seja, a diferença entre o que pagou e quanto recebeu pela venda da casa ou apartamento.
Em 2005, para estimular a construção civil e o setor imobiliário, o governo isentou do IR sobre ganho de capital quem usasse o dinheiro, em até seis meses, para comprar um novo imóvel.
A Receita, porém, exigia que o novo contrato fosse firmado só depois da venda do primeiro imóvel para conceder o benefício.
Isso levou muitos contribuintes a procurarem a Justiça para não pagar o tributo na quitação de um imóvel financiado anteriormente – pedidos que vinham sendo atendidos por juízes.
“A maioria das pessoas, quando vende um imóvel, é para comprar outro para morar. Dificilmente, alguém vende a casa antes de comprar outra, porque não quer ficar sem ter onde morar”, explica o advogado Luca Salvioni, sócio da área tributária do Cascione Advogados.
Além de beneficiar pessoas físicas, a mudança pode ajudar a aquecer o mercado imobiliário. O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, afirmou que a medida é “extremamente positiva” e tende a auxiliar no impulso da recuperação do setor.
“O governo abre a possibilidade para usar o ganho de capital de outras formas.”
Por outro lado, ele tem preocupação com o descasamento da capacidade de compra das famílias com o preço de venda dos imóveis, tendo em vista que a inflação do setor foi superior à inflação geral.
Já a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) diz que a medida é benéfica aos contribuintes, “pois apresenta mais uma possibilidade de isenção no ganho de capital na venda de imóveis”.
“Porém, também seria necessário a adoção de mais medidas a favor do contribuinte que compra imóveis, uma delas seria a possibilidade de usar os juros do financiamento na dedução do IRPF.”
Procurada, a Receita afirma que o “reconhecimento da isenção foi feito com base em jurisprudência pacificada do Superior Tribunal de Justiça (STJ)”.
Fonte: As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Outras Notícias

Como fica o mercado imobiliário com a Selic a 12,25% ao ano?
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou, nesta quarta-feira (11), o aumento da taxa Selic de 11,25% para ...
Financiamento imobiliário: qual a diferença entre taxa real, nominal, efetiva e referencial?
Quando se busca um financiamento imobiliário, compreender as diferentes taxas de juros é essencial para avaliar os custos de longo prazo...
Começaram a valer nesta sexta-feira (1º) as novas regras de financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal.
As mudanças começaram a valer para contratos firmados a partir desta sexta-feira (1º) e atingem os financiamentos feitos com recurs...
Mercado imobiliário teme inflação, mas está otimista com futuro
Na visão de líderes do mercado imobiliário brasileiro, a economia não deve mudar muito nos próximos meses. É...
Caixa muda regras do financiamento imobiliário nessa sexta; Veja alterações.
A Caixa implementou novas regras para o financiamento de imóveis com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBP...
Caixa realiza leilão de 230 imóveis com preços a partir de R$ 27 mil e até 55% de desconto
A Caixa Econômica Federal, junto com a Fidalgo Leilões, vai realizar um leilão online de imóveis a partir das 10h na pr&oac...
Aluguel residencial sobe 0,82% em abril, diz FGV
Os aluguéis residenciais ficaram 0,82% mais caros em abril, depois de terem subido 0,81% em março. Os dados são do Índice ...
SANTANDER começa a financiar imóveis na planta. Veja como funciona
O Santander entrou no mercado de financiamento de imóveis na planta. É o primeiro banco privado a oferecer a linha de crédito, an...
CAIXA anuncia pacote de crédito imobiliário focado em empresas
Pacote de estímulos é para setor que puxa PIB para cima e que representa apoio ao governo federal A Caixa Econômica Federal anu...